Arquivos da categoria: Ricota

Canelone2

Canelone de Ricota com espinafre

Ingredientes:

1 Ricota de 400g Bufalíssima

1 maço de espinafre

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 cebola ralada

3 dentes de alhos amassados

3 colheres de farinha de trigo

2 colheres de requeijão cremoso

3 colheres de creme de leite

2 colheres de parmesão ralado

Molho de tomate caseiro

1 caixa de massa de canelone de 250g

 

Recheio:

Coloque para aferventar o espinafre e reserve. Quando esfriar, corte o espinafre em pedaços pequenos e refogue com 2 colheres de azeite, cebola e alho. Depois de recheado, misture a farinha de trigo até que a mistura fique cremosa. Depois de tirar o creme do fogo, deixe esfriar e misture a ricota ralada, o requeijão cremoso, o creme de leite e uma 1 colher de azeite de oliva.

Massa:

Cozinhe a massa do canelone conforme as instruções da embalagem e vá recheando os canelones  imediatamente.

Depois de recheados, coloque-os em um pirex e cubra-os com molho de tomate caseiro. Coloque 2 colheres de queijo parmesão ralado e leve o pirex ao forno a uma temperatura de 180°C por mais ou menos 20 min.

Enfeite o pirex com um ramo de manjericão e sirva bem quente.

 

lasanha-de-espinafre-e-ricota

Lasanha de Espinafre com Ricota

Ingredientes da Lasanha:

250 g / ½ pacote de massa pronta para lasanha;

1 maço de espinafre;

½ kg de ricota de búfala Bufalíssima Natal;

1 cebola picada;

2 dentes de alho picados;

2 colheres (sopa) de azeite 200 g de queijo parmesão ralado;

óleo o quanto baste.

Molho branco:

1 l de leite;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

2 colheres (sopa) de manteiga sal e noz-moscada a gosto

Coloque a manteiga numa panela e leve ao fogo médio. Quando a manteiga derreter, junte a farinha e misture muito bem. Cozinhe por 4 minutos. Junte 1 copo de leite na panela e misture muito bem. Acrescente o restante do leite e continue misturando para não empelotar. Abaixe o fogo e mexa por 15 minutos. Tempere com sal, noz-moscada e desligue. O molho não deve ficar muito grosso.

Modo de preparo Lasanha:

Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Quando ferver, regue com um fio de óleo. Coloque 3 folhas de lasanha por vez e deixe cozinhar na água fervente por três minutos. Retire com uma escumadeira e coloque a massa cozida numa tigela com água fria para cessar o cozimento. A massa não ficará totalmente cozida, pois terminará de cozinhar no forno. Repita o procedimento com toda a massa. Deixe dentro da tigela com água enquanto prepara os outros ingredientes. Separe as folhas dos talos do espinafre. Lave as folhas muito bem e pique grosseiramente. Coloque o azeite numa panela e leve ao fogo médio. Quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos. Coloque o espinafre picado na panela, misture e cozinhe por 7 minutos. Retire do fogo e escorra a água que se formou na panela. Junte a ricota ao refogado de espinafre. Misture esmagando com um garfo. Tempere com sal e noz moscada. Para montar a lasanha, coloque uma concha de molho no fundo de um refratário retangular. Espalhe com uma colher. Coloque uma camada de massa de lasanha por cima do molho. Espalhe um pouco do recheio de espinafre com ricota sobre a massa. Por cima do recheio coloque mais uma concha do molho branco, sempre espalhando com uma colher. Polvilhe 1/3 do queijo parmesão sobre o molho. Repita este procedimento mais duas vezes. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média e deixe assar por cerca de 30 minutos, até o queijo derreter.